------------- Your SEO optimized title page contents

Viajando Pelo Mundo

À convite do “diretor do blog” aqui estou eu, Mariana, para escrever para vocês nesse site. Há um mês atrás comecei a escrever pequenos artigos sobre temas internacionais. O Alex gostou dos meus textos e aqui estou eu para comentar os assuntos internacionais mais importantes da atualidade.

Aí está o primeiro:

Margaret Thatcher: A dama de ferro que enferrujou

Todos acordamos na segunda-feira, dia 08 de abril de 2013 com a notícia da morte da ex-primeira ministra da Inglaterra Margaret Thatcher. De um certo modo pode-se dizer que a primeira, e única, mulher a governar o Reino Unido que mudou o mundo.

O apelido “Dama de Ferro” foi dado por um jornal soviético que, obviamente, era contra sua política de austeridade. Ela ficou conhecida por suas medidas anti-sindicais e por ter reprimido radicalmente grupos “terroristas” como o irlandês IRA. Não foi à toa que o líder de tal grupo comemorou sua morte como se o seu país tivesse ganho a copa do mundo...

No plano internacional Margaret Thatcher foi à guerra contra a Argentina pelo controle das Ilhas Malvinas. Na época sua popularidade estava em baixa e, vitoriosa no confronto, a popularidade voltou a subir e ela conseguiu permanecer no cargo.

Mas ela ficou mesmo conhecida internacionalmente por ter enxugado o Estado e não conceder nenhum benefício aos trabalhadores. Ou seja, o que demorou séculos de luta para conseguirem, lhes foi tirado durante 11 anos. E com Margaret Thatcher não tinha negociação.

E como hoje o paradigma econômico é o neoliberalismo que a Dama de Ferro ajudou a popularizar, nessa última segunda-feira a grande maioria dos estadistas e da imprensa exaltou o seus feitos. Ainda assim, puderam ser ouvidas algumas vozes dissidentes vindas do subsolo... 

Por Mariana, 08/05/2013

0 comentários: